Questões comentadas - GTI

(Cesgranrio 2007 AS-Desenv)66 - A diretoria de uma empresa reclama que os produtos entregues pela TI, apesar de construídos rapidamente, não atendem às necessidades de seu negócio. Que domínio COBIT contém processos que podem contribuir para diminuir essa insatisfação, definindo um plano estratégico para TI?
(A) Entrega e Monitoração.
(B) Planejamento e Organização.
(C) Monitoração e Avaliação.
(D) Estratégia e Planejamento.
(E) Gerenciamento do Plano de Negócio.
Comentário a seguir:


O COBIT possui quatro domínios:
I. Planejamento e organização (PO) – trata dos planos estratégicos e tático, procurando identificar como a TI pode contribuir para atender as metas da empresa.
II. Aquisição e implementação (AI) – cuida das aquisições e implementações de TI, pois, para atender a estratégia é preciso identificar, desenvolver ou adquirir, bem como implementar e integrar soluções de TI.
III. Entrega e suporte (DS) – atenta à entrega dos serviços, que inclui: gerenciamento da segurança, da continuidade de serviços, de dados e do ambiente operacional e suporte aos usuários.
IV. Monitoração e Avaliação (ME) – foca o gerenciamento do desempenho, monitoramento do controles internos, conformidade com as regulamentações e governança.
A definição do domínio Planejamento e organização (PO) se enquadra ao caso em questão.
Resposta: letra B

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações