Questões comentadas - DC

Olá pessoal,

Resolvendo inicialmente o caderno que questões do livro do MA e VP coloco abaixo algumas questões que gostaria que me explicassem o por que das respostas pois sinceramente não consegui entender ainda...

I - Na concepção materialista da constituição, é dada relevância ao processo de formação das normas constitucionais, que, além de ser intencional deve produzir um conjunto sistemático com unidade, coerência e força jurídica própria, dentro do sistema jurídico do estado.

Resposta do gabarito F

II - Segundo a classificação das constituições, uma constituição nominativa é um mero instrumento de formalização legal da intervenção dos dominadores de fato sobre a comunidade, não tendo a função ou pretensão de servir como instrumento limitador do poder real.

Resposta do gabarito F

III - Constituições semi-rígidas são as constituições que possuem um conjunto de normas que não podem ser alteradas pelo constituinte derivado.

Resposta do gabarito F

IV - Constituições populares são aquelas promulgadas apenas após a ratificação, pelos titulares do poder constituinte originário, do texto aprovado pelos integrantes da assembléia nacional constituinte.

Resposta do gabarito F

V - A constituição material do brasil é a parte da constituição da república integrada pelas regras materialmente constitucionais, ou seja, os dispositivos que tratam dos direitos fundamentais e da organização do estado. Já a constituição formal do brasil é a parte da constituição da república integrada pelas regras formalmente constitucionais, ou seja, os preceitos que estão presentes nos textos constitucionais mas que disciplinam assuntos normalmente regulados pelo poder legislativo constituído, e não pelo poder constituinte originário.

Resposta do gabarito F


VI - A rigidez das constituições é o pressuposto do controle de constitucionalidade

Resposta do gabarito V


VII - Uma das classificações das constituições leva em consideração mecanismos previstos para a mudança delas, do que resultam as categorias de constituições rígidas, flexíveis e semi-rígidas; as flexíveis são aquelas que não exigem mecanismos especiais de alteração, mais solenes e complexos que os aplicados à produção do direito infraconstitucional; em todas as espécies, devido à supremacia formal da constituição, deve haver mecanismos adequados de controle de constitucionalidade.

Resposta do gabarito F

Agradeço a todos antecipadamente pelas respostas...

Obrigado.

Vamos lah:

I - concepção materialista - trata do conteúdo e não a forma da lei...

II - Constituição nominativa - está em descompasso com a vida real, mas tenta sim ser um instrumento limitador do poder.

III - A definição dada é de uma constituição super-rigida com um núcleo imutavel

IV - As Constituições populares são aquelas que se originam de um órgão constituinte composto de representantes do povo, eleitos para o fim de as elaborar e estabelecer.

V - No brasil a constituição é formal. Existem artigos que alem de serem formalmente constitucionais são ainda materialmente constitucionais.

VI - Perfeito - não há o que se falar em CC sem ter rigidez na constituição, nao seria necessário confrontar leis infraconstitucionais com a CF, pq as alerações seriam feitas diretamente nelas..

VII - Mesma coisa da VI. CC só tem sentindo em constituições pelo menos Rigidas....
Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Plural de substantivos compostos

Atualidades - 15 de agosto de 2016