Questões Comentadas - Direito Constitucional

(CESPE/PAPILOSCOPISTA/PF/2004) Às pessoas maiores de 16 e menores de 18 anos de idade, aos maiores de 70 anos de idade, assim como aos analfabetos, a Constituição da República faculta o exercício da dimensão ativa da cidadania. Entre esses, apenas aos maiores de 70 anos de idade é franqueado o exercício da dimensão passiva da cidadania.
Item ERRADO.
Comentário

Os conceitos envolvidos na questão:

Dimensão ativa = VOTAR.
Dimensão passiva = SER VOTADO.

Não há vedação que as pessoas maiores de 70 anos concorram a cargo eletivo, né? Porém caso elas sejam inalistáveis não possuem a dimensão passiva da cidadania, independentemente da idade.

A vedação à dimensão passiva é contra os inalistáveis (inclui estrangeiros), os analfabetos e os que estão com os direitos políticos suspensos.


A capacidade eleitoral ativa é o poder de votar, adquirido com o alistamento perante a Justiça Eleitoral (alistabilidade), a capacidade eleitoral passiva é o poder de ser votado, de ser eleito (elegibilidade).
Aos maiores de 16 e menores de 18 anos de idade, aos maiores de 70 anos de idade e aos analfabetos, a Constituição faculta o exercício da capacidade eleitoral ativa (o voto é facultativo – art. 14, § 1º, II, da CF/88).
Dentre esses, porém, apenas os maiores de 70 anos gozam da capacidade eleitoral passiva (são elegíveis, podem ser eleitos), haja vista que os maiores de 16 e menores de 18 anos de idade e os analfabetos são inelegíveis (CF, art. 14, § 3º, VI, a e § 4º).

O que temos que prestar atenção é que analfabeto é inelegível!

Ou seja, se eu for analfabeto não posso me candidatar a cargo algum, qq que seja a minha idade, daí se conclui que não possuo capacidade eleitoral passiva.

Entretanto o alistamento eleitoral para analfabeto é facultativo segundo o art. 14 ss 1, II ( tem mais gente lá...dá uma lida), sendo assim analfabeto pode votar ( ou seja, possui capacidade eleitoral ativa) mas não pode ser votado ( capacidade eleitoral passiva ). Se a questão da prova fala qualquer coisa pouco importa: Analfabeto não pode ser votado!!!

bons estudos!!!!!

Comentários

Anônimo disse…
Não entendi nada sobre esta questão.

Acabei de estudar esta matéria. E pelo meu raciocínio, a questão estaria correta.

Na questão foram mencionado 3 possíveis candidatos:
1- jovens entre 16 e 18;
2- Analfabetos;
3- Maiores de 70 anos.

E a pergunta foi: Entre esses, apenas os maiores de 70 anos é fraqueada a dimensão passiva?

Certo, visto que os jovens supracitados são inelegíveis, bem como os analfabetos. Sendo assim, sobrou apenas os maiores de 70 anos. Então, concluo que a questão está certa e não errada.

certo?
Abraços...
Anônimo disse…
Conferi que a resposta do gabarito é realmente errada, porém discordo, não consegui interpretar dessa maneira.

Compreendi da seguinte maneira:
Os envolvidos na questão:
1- Jovens entre 16 e 18 anos;
2- Maiores de 70 anos; e
3- Analfabetos.

Como bem dito no comentário, todos possuem sua capacidade eleitoral ativa, podem votar. Contudo, somente os maiores de 70 anos possuem também a capacidade eleitoral passiva, podem ser votado, elegíveis.
Como mencionado no texto constitucional, os jovens maiores de 16 anos e menores de 18, bem como os analfabetos são inelegíveis, não possuem capacidade eleitoral passiva, não podem ser votados, portanto não são elegíveis.

A pergunta da questão foi a seguinte:
"Entre esses, apenas aos maiores de 70 anos de idade é franqueado o exercício da dimensão passiva da cidadania."

O "Entre esses" da pergunta, entendo que são: os jovens..., maiores de 70 anos, e os analfabetos. E não, a combinação deles, por exemplo: jovens analfabetos, maiores de 70 analfabetos e etc.

Diante do exposto, marquei a questão como certa, por entender que entre os três mencionados, realmente apenas os maiores de 70 anos podem possuir a capacidade eleitoral passiva, podem ser votados, elegíveis.

Sei que errei a questão, mas acho que cabe recurso =)

Abraços... a todos...
É uma pegadinha bem safada. O correto seria: "Entre esses, apenas aos maiores de 70 anos de idade, desde que não sejam analfabetos, é franqueado o exercício da dimensão passiva da cidadania."

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações