Dicas de Estudos - STF

By Mariopm
Olha, atualidades, na minha opinião, não adianta pegar apostilas e le-la. Ou você se mantém sistemaricamente bem informado ou vai contar com a sorte (tipo, perguntas de novelas ou do bbb. rssss).

Regimento Interno. Leitura obrigatória do dito cujo disponível no site, além daquelas duas resoluções. No mais, você pode fazer os cursinhos on-line do ponto dos concursos (muito melhor que as apostilas da vestcon). Só que o curso on-line do ponto é MUITO mais caro. A escolha depende do seu bolso. Um detalhe acerca do regimento interno do STF. Tem muitas citações à CF mas muita bobagem, principalmente aqueles comentários "não previsto na CF/88". Nossa!!! a última "atualização" do regimento é recente (março) mas ainda não fizeram as devidas atualizações pois tem muita coisa citada no RI que já está na CF.

Na parte de Constitucional e Administrativo vale o gosto de cada um. Eu mesmo só uso livros de cursos de Direito, exceto os livros de Vicente Paulo (os "descomplicados" rssss). Na verdade, um complementa o outro. A gente vai pegando essa malícias a medida que vai aprofundando e fazendo vários concursos (como Eu. Mas um dia eu PASSO!!!!!!!).
Sim, sem esquecer a lei seca (digo, o texto da CF/88 e as citadas leis 8.112, 9.784 etc). Antigamente o Cespe não explorava a "lei seca", mas nos últimos dois concursos (TST e TJDFT), acho que alguem da FCC foi parar na banca do Cespe (rsssssss).

Já na parte de conhecimentos específicos. Leio os livros da faculdade mesmo (ah, vou fazer para Análise de Sistemas - Desenvolvimento).

Item 1 - Tanenbaum (Organização Estruturada de Computadores).

Item 2 - Bom, não tenho livro certo, mas seriam vários livros. Pra concurso, eu prefiro pegar MANUAL DE REFERÊNCIA, são mais chatos de ler, porém é o que mais se aproxima dos conceitos teóricos pedidos pelo Cespe. Ah, mas não vou ler Visual Basic "nem a pau". Orientção a objetos eu leio sempre pelo livro que usei na faculdade: "Bertrand Meyer", mas vou te dizer: não ajuda muito não! Sobre UML vou direto na fonte: os livros dos "3 amigos": tem o "gua do usuário" (disponível em portugues) e o de "referencia" (até agora não traduzido). Sobre Java, aconselho o livro de "Gosling". Estruturas de Dados: Knuth. Pessoalmente, não aconselho os livros da coleçã "Head First" pq acho que toma muito tempo e é muito no estilo "para idiotas".

Item 3 - Nossa! Aqui cabe muito livro. Na parte que cobre sobre engenharia de Software: Pressman. Na parte de BD tem o livro de Date mas eu uso o Elmasri. Análise de Projeto OO eu uso o livro de Rumbaugh (cuidado: tem que ser a 2a edição). O RUP eu tenho o livro traduzido pela editora Ciência Moderna ( que é uma m....... Vou te contar, os caras são ruins em tradução!!!! cada erro grosseiro, além do fato de ainda não estar alinhado com a versão mais recente do RUP).

Item 4 - Essa eu "passo". Quem quiser opinar, please, dêem suas opiniões.

Item 5 - Isso é bem enigmático pra mim. PLEASE, quais bibliografias vocês sugerem para esse item? "Planejamento de Sistemas de Informação".

Item 6 - Organização e Métodos. Affff! Ninguém merece. Sem comentários mesmo!

Item 7 - Esse item é uma exceção. Por não ter literatura nacional boa (digo, para Cobit e Itil), eu uso material de internet mesmo. E seja o que Deus quiser.

Item 9 - Novidade. Faz tempo que o Cespe não peder raciocínio lógico pra prova de analista de sistemas.Mas vamos que vamos.

Bom, pessoal! É sabido que a galera de TI não gosta de dar dicas para concorrentes, NEM PRA INDICAR LITERATURA. Mais uma vez contribuo e mais uma vez, todos irão se calar e não darem nenhuma opinião.

É isso!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentários

Anônimo disse…
muito bom! valeu!
essa parada de concorrencia eh besteira, só depende de cada um!de mais ninguém!

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações