O que são as normas ISO?


A International Organization for Standartization (ISO), criada em 1947, é uma organização não governamental sediada em Genebra, responsável pela elaboração e aplicação dos standards internacionais de qualidade. Em resultado da integração das normas de qualidade de 111 países, nasceram as ISO 9000, um conjunto de cinco normas para a gestão e certificação de qualidade. A ISO 9001, refere-se ao design, produção, instalações e sistema de serviço; a ISO 9002, engloba a produção e instalações; e a IS0 9003, cobre apenas o produto (inspecção e testes). Enquanto estas três modalidades podem ser utilizadas no relacionamento contratual entre clientes e forncedores, a IS0 9004 é um guia para uso interno com o objectivo do desenvolvimento de um sistema de qualidade. O tipo de certificação a escolher depende do caso individual de cada empresa.
Recentemente foram criadas as IS0 14000, um guia para a gestão ecológica. Trata-se de uma série de normas concebida para facilitar a integração de um sistema empresarial de gestão ambiental coerente e eficaz. A série de normas ISO 14000 visa alcançar três objectivos:

Promover uma abordagem comum a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental dos produtos;
Aumentar a capacidade das empresas de alcançarem uma performance ambiental e na medição dos seus efeitos;
Facilitar o comércio, eliminando as barreiras dos imperativos ecológicos.
Prevê-se que as empresas fabris sejam as primeiras a conformar a sua actuação com esta nova norma, devido sobretudo à crescente pressão exercida pelos consumidores, hoje mais esclarecidos e preocupados com o impacte ambiental da actuação das empresas.
3 comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Plural de substantivos compostos

Atualidades - 15 de agosto de 2016