Simulado - Informática Básica

1-No sistema operacional Windows, quando o sistema de arquivos utilizado é NTFS, é possível utilizar um recurso de compactação e descompactação automática de arquivos e pastas para se economizar espaço em disco rígido. Analise as seguintes afirmações relacionadas ao uso desse recurso.
I. Ao mover um arquivo de uma unidade NTFS diferente, na qual ele se encontrava compactado, para uma pasta não compactada, ele será mantido compactado no destino.
II. Ao adicionar um arquivo em uma pasta compactada, ele será compactado automaticamente.
III. Ao copiar um arquivo da mesma unidade NTFS para uma pasta compactada, o arquivo manterá o estado em que se encontrava na origem, seja ele compactado ou não.
IV. Ao mover um arquivo da mesma unidade NTFS para uma pasta compactada, o arquivo manterá o estado em que se encontrava na origem, seja ele compactado ou não.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV

2) Em um Disco Rígido, um cluster é a menor unidade de alocação de arquivos reconhecida pelo sistema operacional. Com relação a essa divisão em Discos Rígidos, é correto afirmar que
a) pode-se ter mais de 65 mil clusters por partição no sistema de arquivo FAT16
b) um arquivo grande, ao ser gravado no disco, é fragmentado em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo.
c) é recomendável, devido ao tamanho dos clusters, usar a FAT16 para formatar partições com mais de 2 GB, evitando-se, assim, o desperdício de espaço em disco.
d) na evolução do sistema de arquivos de FAT16 para FAT32 chegou-se a resultados que permitiram que o tamanho de cada cluster pudesse ser superior a 2Gbytes.
e) ao se converter uma partição de FAT16 para FAT32 normalmente ganha-se em velocidade de acesso, as perde-se em espaço, já que todos os arquivos ao passarem do sistema de arquivos FAT 16 para FAT32 duplicam de tamanho.


3)O serviço de correio eletrônico possibilita a rápida troca de informações entre usuários. Por meio desse serviço são trocadas mensagens e até documentos entre seus usuários. Com relação ao uso, configuração, protocolos e servidores de correio eletrônico é correto afirmar que
a) o Internet Mail Access Protocol (IMAP) é um protocolo mais complexo que o POP, por meio do qual as máquinas dos usuários podem acessar mensagens nos servidores de correio eletrônico.
b) o POP define comandos, permitindo que as mensagens possam ser enviadas, mas não acessadas.
c) entre os recursos do SMTP pode-se destacar a possibilidade do compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho.
d) quando um usuário se conecta a um servidor SMTP utilizando um cliente SMTP, ele pode solicitar informações sobre as mensagens, partes das mensagens ou as próprias mensagens, podendo verificar o tamanho de uma mensagem antes de solicitar sua transferência.
e) um servidor de correio eletrônico deve ser configurado como um servidor POP e estar aguardando uma conexão na porta UDP número 21.

4) O administrador das contas de correio eletrônico de uma empresa, que utiliza para esse fim servidores POP3 e SMTP, informou que, por uma questão de segurança, para se enviar e-mail será necessário informar uma senha ao servidor de e-mail e que ela deverá ser a mesma utilizada para o recebimento de e-mail. Com relação a essa situação, é correto afirmar que:
a) não será possível receber e-mail utilizando Outlook Express.
b) o servidor de e-mail dessa empresa utiliza o protocolo POP3 para envio e para recebimento de e-mail.
c) o servidor de e-mail dessa empresa utiliza o protocolo SMTP para envio e para recebimento de e-mail.
d) o administrador das contas de correio eletrônico dessa empresa cometeu um erro ao informar que a referida senha deverá ser a mesma utilizada para o recebimento de e-mail pois, para recebimento de e-mail, em nenhuma hipótese, será necessária a informação de uma senha.
e) o servidor que irá autenticar a referida senha é o servidor SMTP


5- Cada página WWW possui um endereço único, denominado
a) Location
b) IP
c) URL
d) http
e) DNS

Gabarito - clique no read more...

E B A E C

Comentários

Alexandre disse…
4a questao gabarito errado
Anônimo disse…
Gostei desse simulado, sou péssimo em FAT e seu parentes próximos (isso pra não citar os ext3, raiserfs do linux). Obrigado.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações