Questões - DEBUG


(CESPE 2004 PF - PCF)A figura acima apresenta uma sessão de uso da ferramenta de debug do MS Windows, sendo executada em um computador com arquitetura Intel IA-32. A sessão foi encerrada após a digitação do comando “q” seguido de _. A partir da análise dos comandos efetuados na sessão e acerca do uso de debug, julgue os itens a seguir.

51 __ O tamanho original do arquivo “arq1.txt” era de 18 (decimal) bytes e ele foi alterado para 16 (decimal) bytes.
__ O arquivo de nome “arq1.txt” possuía, antes do início da sessão, 5 linhas de texto.
__ O arquivo de nome “arq1.txt” ficou com 4 linhas de texto, após o fim da sessão.
__ O conteúdo do arquivo “arq1.txt”, ao final da sessão de trabalho, foi modificado para conter a seqüência de caracteres “DPF-”.
__ Em momentos distintos dessa sessão de trabalho, o registrador AX armazenou os valores 0 e 125715 (em notação octal).
__ A sessão de trabalho envolveu a digitação de três instruções em formato de montador que foram gravadas no arquivo “arq1.txt”.
__ Quatro instruções de montador foram executadas ao comando do usuário durante a sessão.
__ O flag de carry foi setado para 1 após a execução da instrução de montador NEG BX.
_ Imediatamente antes do término da sessão, o registrador AX, de 16 bits, continha um valor considerado negativo na notação de complemento a dois.
_ A seqüência de bits 10001001 (binário) é utilizada para representar o código de operador (opcode) da instrução MOV.
__ Todos os registradores da CPU, no total de 13, são apresentados por meio do aplicativo de debug.
62 __ O programa debug pode ser usado para invocação de subrotinas básicas de entrada e saída de dados, como gravação de blocos de bytes em setores de disco.

www.cespe.unb.br/CONCURSOS/DPF_2004_REG/arquivos/CARGO_04_PERITO_AREA_3.PDF
exercícios de 51 a 62.


51[E] O tamanho original do arquivo “arq1.txt” era de 18 (decimal) bytes e ele foi alterado para 16 (decimal) bytes.
Resolução: O registrador CX armazena o tamanho do arquivo. Tamanho original de 18h (24 decimal) foi alterado para 16h (22 decimal).

52[C] O arquivo de nome “arq1.txt” possuía, antes do início da sessão, 5 linhas de texto.
Resolução: A quebra de linha (e o retorno do “carro”) em ASCII é caracterizada pelos bytes “0d 0a”. Como o arquivo possui 24 bytes, temos, a seguir, em hexadecimal, o conteúdo das 5 linhas: 1ª Linha) 45 50 46; 2ª) 20 44 65 70 2e; 3ª) 50 6f 6c 2d; 4ª) 46 65 64 2d. A quarta linha acaba com a quebra de linha. Portanto, a quinta linha existe e está em branco (ou vazia).

53[E] O arquivo de nome “arq1.txt” ficou com 4 linhas de texto, após o fim da sessão.
Resolução: Os caracteres de nova linha+retorno do carro, que estavam configurando a 5ª linha, foram subtraídos do arquivo quando o registrador CX foi modificado de 18h para 16h. (??? Essa eu tô na dúvida ???)

54[C] O conteúdo do arquivo “arq1.txt”, ao final da sessão de trabalho, foi modificado para conter a seqüência de caracteres “DPF-”.
Resolução: No início, o arquivo começava com a seguinte seqüência de caracteres (hexa): “45 50 46 0d 0a”, equivalente, em ASCII a: “EPF” seguido de quebra de linha. Foi substituído por (hexa): “44 50 46 2d 0d 0a”, equivalente, em ASCII a: “DPF-” seguido de quebra de linha. Para saber que 2dh é igual a “-” basta observar o último caracter da 3ª linha que também é 2dh, ou “-”.

55 a 59 - não vou arriscar.

60[C] A seqüência de bits 10001001 (binário) é utilizada para representar o código de operador (opcode) da instrução MOV.
Resolução: O termo opcode é fartamente utilizado na literatura técnica com o significado de código de operador (operator code). O formato de análise sintática de expressões “operador + operandos” tem uma aceitação bastante ampla, aplicando-se nas áreas de linguagens, compiladores, arquitetura de computadores etc.

61[E] Todos os registradores da CPU, no total de 13, são apresentados por meio do aplicativo de debug.
Resolução: 4 Registradores internos: AX, BX, CX, DX; 4 Registradores de Segmentos: DS, ES, SS, CS; 2 Registradores apontadores: SP, BP; 2 Registradores de Índice: SI, DI; e o Registrador apontador de próxima instrução: IP.
Falta o “F” – “Registrador de Flag”, que não é mostrado. Portanto, embora sejam vistos 13 registradores, nem “todos” são mostrados.
1 comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Plural de substantivos compostos