Aprenda a utilizar corretamente o pronome onde

Quem deseja escrever com correção deve estar atento ao emprego do pronome onde, que tem sido usado como se fosse universal, valendo por cujo, que, quando, no qual. Acompanhe no Acerte Sempre de hoje as explicações da professora Maria Tereza de Queiroz Piacentini, que estão disponíveis no site do Instituto Euclides da Cunha.

Segundo a professora, o pronome relativo onde se refere a um substantivo antecedente de lugar:

A cidade onde moro é linda.

Há lugares no mundo onde se vive muito bem.

À semelhança do pronome relativo quem, onde pode aparecer também com emprego absoluto, ou seja, seu antecedente pode estar latente, não expresso. Por exemplo, a frase "Eu nasci onde tu nasceste" equivale a "Eu nasci no lugar onde tu nasceste". De um modo ou de outro, importa ver que o antecedente, explícito ou implícito, é um lugar ou a própria palavra lugar.

Vale examinar a extensão do significado de lugar. A versão eletrônica do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa oferece as seguintes definições, entre outras: povoação, localidade, região, posição, posto, situação, roda, ambiente, esfera, trecho ou passagem de um texto ou partitura, área apropriada para ser ocupada por pessoa ou coisa. Não há dúvida de que "cidade, ciclovia, bote e lugares no mundo", por exemplo, são antecedentes de lugar. A indecisão pode ocorrer, entretanto, quando se tratar de domínios não-geográficos, como decreto, lei, capítulo, cargo, partido, agremiação, instituição. Se, na acepção dos dicionários, esses âmbitos também configuram lugar, amplia-se um pouco a possibilidade de uso do pronome relativo onde:

Mostraram à professora as páginas do livro onde o autor descreve cenas de antropofagia.

Vigotski entende a cultura como a principal esfera onde é possível compensar a deficiência.

Os partidos onde ocorreram as irregularidades serão extintos brevemente.

Dica: Quando não tiver certeza se se trata mesmo de lugar, opte por usar em que.

Lugar em que - O relativo onde pressupõe o lugar onde, o que pode ser dito igualmente como o lugar em que. Nasci onde nasceste = Nasci no lugar onde nasceste = Nasci no lugar em que nasceste.

Mas atenção: todo onde equivale a em que, mas nem todo em que equivale a onde. Dessa forma, não se deve usar onde em qualquer situação. Quando o antecedente é de tempo, por exemplo, não se deve substituí-lo por onde, mas por quando ou em que:

Não acontecerá mais a regulamentação da lei em 2004, quando novas propostas serão estudadas.

Por sua vez, quando a sintaxe exigir o uso da preposição em (ainda que embutida em no e na), o uso de onde também será incorreto. Na frase "Ambos arranjaram empregos vantajosos, onde colocavam muitas esperanças", apesar de "empregos" poder ser entendido como lugar, a sintaxe correta exige a preposição em. Veja: "Ambos colocavam muitas esperanças nos empregos vantajosos que arranjaram". Logo, o correto seria: "Ambos arranjaram empregos vantajosos, nos quais colocavam muitas esperanças".

Por fim, deve-se observar que o substituto de onde é em que e não apenas que:

Marina visitou Paulo no local em que ele mora. (e não Marina visitou Paulo no local que ele mora).

Comentários

Anônimo disse…
MUITO CLARO E CONCISO OS COMENTÁRIOS. "ONDE" É A PEDRA NO MEU SAPATO. ESTAVA PROCURANDO ALGUMA EXPLICAÇÃO QUE ME AJUDASSE A FIXAR BEM O EMPREGO DESSE PRONOME.ESSE ARTIGO ME AJUDOU, OBRIGADA.

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações