English Lessons

Typhon Vongfon hits Japan
Tradução:
Barreled - atingir com velocidade
Ripped of - Arrancar
Smashing
Landslides - delizamentos
Floods - inundações
Swathe - faixa de terra.
Stranding - encurralados
Of sticky ash - cinza pegajosa


Dominando o GMAT: Os desafios da Seção Quantitativa

O que a seção mede e como se preparar? Confira o texto de Luciana Chamie para a coluna do Dr. Paulo César Moraes
Para elaborar sobre esta seção, tenho prazer em apresentar minha colega de treinamento, Luciana Chamie, que há 17 anos vem impactando os alunos no domínio do quantitativo!

Embora a Matemática esteja entre as disciplinas do currículo escolar que mais colecionam inimigos, é fato que ninguém pode ignorá-la completamente sem sentir sérios desconfortos.

A Seção Quantitativa do GMAT é uma ótima oportunidade para você rever seu relacionamento com a Matemática, pois ela aborda parte do conteúdo do 1º grau e parte do 2º grau, todos já vistos por você na escola. Como aproximadamente 60%, 70% desses conteúdos são de fácil aplicação em situações do dia-a-dia, revisá-los, reaprendê-los (ou aprendê-los pela primeira vez) é imprescindível para um bom desempenho nesta seção, mas, acima de tudo, será extremamente benéfico para sua vida.

O que a Seção Quantitativa mede?
É provável que a maioria de vocês esteja se lembrando daquele amigo ou conhecido que era gênio em matemática, invejando sua facilidade para lidar com equações, teoremas, etc. Acredite, o sucesso dele na seção quantitativa não está garantido, pois ela não mede apenas seu conhecimento matemático e sua habilidade para utilizá-lo na resolução de problemas. Ela avalia também sua capacidade de, sob pressão, raciocinar com objetividade, avaliando custo-benefício, com o objetivo de tomar a melhor decisão possível, habilidades estas indispensáveis para um executivo e que não estão diretamente relacionadas com saber matemática.

Para atingir estes objetivos ela utiliza dois tipos de questão: Problem Solving e Data Sufficiency

I- PROBLEM SOLVING (PS)
São testes de múltipla escolha nos quais seu objetivo é achar a resposta correta dentre as 5 alternativas dadas. É fundamental que você leia atentamente e corretamente o enunciado, digerindo as informações, com foco total na pergunta.

Na Prática:
- não perca o foco da pergunta, caso contrário você responderá o valor de x, quando a pergunta era o valor de y.
-use as alternativas a seu favor, pois apenas uma delas é correta. “Adivinhe” a correta utilizando ordem de grandeza, bom senso, testando-as; não seja perfeccionista.
-Aceite que você não acertará todas, desapegue-se da questão, tome a decisão correta e move-on.

Como se preparar:
-Conheça bem todos os conteúdos abordados pela prova.
-Inicialmente pratique as questões separadas por assunto, sem se preocupar com o tempo, buscando a forma mais rápida de chegar à resposta correta. Não se contente em achar a resposta correta; avalie se a forma utilizada foi eficiente. Em seguida pratique todos os assuntos misturados e por último coloque a limitação/pressão do tempo.
-No seu dia a dia, antes de usar a calculadora, estime o resultado e só então verifique na calculadora.

II- DATA SUFFICIENCY (DS) 
Nessas questões você deve ser capaz de analisar o problema, reconhecer quais informações são relevantes e determinar em que momento há informação suficiente para resolver o problema. Elas testam sua habilidade de formular perguntas através de uma leitura crítica e questionadora.

Na prática:
-As questões te induzem a raciocínios simplistas e imediatistas. Não se precipite, questione a origem das informações com as quais está trabalhando. Elas estão apoiadas no enunciado da questão?
-Em alguns casos o objetivo é testar sua capacidade de explorar e testar diferentes situações para um mesmo problema.
-Não perca tempo resolvendo o problema, você precisar apenas dizer quais informações são suficientes para respondê-lo, se é que são.
-As figuras não estão desenhadas em escala, e elas podem aparentar ser o que não são. Fique atento!

Como se preparar:
- O DS vai contra toda a nossa experiência acadêmica na qual nunca fomos treinados a questionar se as informações dadas eram suficientes ou não. Nossa prática sempre foi ler e sair resolvendo, sem questionar. Por ser, portanto, DIFERENTE de tudo que já fizemos, é comum o DS de início apresentar algumas dificuldades, as quais com treino são facilmente superadas.
-Inicie com questões fáceis e vá gradativamente aumentando o nível de complexidade.

Como buscar um melhor desempenho na Seção Quantitativa
Os dois tipos de questão permitem uma avaliação completa do candidato, pois enquanto no PS você deve se aprimorar em responder perguntas rápida e corretamente, no DS você deve saber formular as perguntas corretas. Para um bom desempenho em ambas, nunca deixe de pensar logicamente utilizando seus conhecimentos matemáticos, e acima de tudo, seja objetivo e raciocine com frieza. Como a prova é adaptativa e responder 37 questões em 75 minutos pode ser impossível, priorize sempre a qualidade e não a quantidade de questões respondidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações