TOEFL iBT passo-a-passo: Reading Section Overview


Sumário da Seção de Leitura do TOEFL iBT:

  • 3 textos ( 600 -700 palavras cada)
  • 39 questões ( 10 -14 após cada texto)
  • 60 minutos - Tempo Limite


Dicas para responder corretamente as questões:

  • Determine as ideias centrais e os detalhes de suporte.
  • Procure informações específicas
  • Use o contexto para decifrar o vocabulário
  • Faça inferências coerentes com o texto  e desenhe as conclusões
  • Identifique o ponto de vista do autor
  • Entenda porque o autor usou certas palavras ou exemplos
  • Identifique as paráfrases.
  • Analise as informações e classifique-as em categorias e princípios.


Os textos

Os textos contêm assuntos de diversos campos acadêmicos bem como vocabulários específicos. Eles são similares em tons e conteúdo que  são encontrados nos primeiros anos dos textos universitários.
Os textos são oriundos de disciplinas típicas das  universidades tais como ciências, histórias e ciências sociais. Tópicos mais específicos podem incluir: Astronomia, arquitetura, antropologia, química, cultura, dramas, economia, engenharia, literatura, psicologia, geologia, governos, pinturas, sociologia.

Existem três tipos de texto:
Texto expositivos: mostram uma explicação ou ensinam alguma coisa.
Texto narrativos: contam uma história ou um evento relativo.
Texto persuasivos: passagens que argumentam a favor ou contra algum ponto de vista.

Os textos são organizados e desenvolvidos no estilo típico acadêmico, incluindo definições, classificações, analises, causa e efeito, comparações e contrastes, problemas e soluções. Alguns termos especializados podem ser definidos por você, e outros podem ser percebidos pelo contexto. Diferentes partes da seção de leitura irão lhe ensinar estratégias para fixar o vocabulário.

Questões

É importante lembrar que você pode pular algumas questões e depois voltar e respondê-las. A seção de leitura é dividida em duas partes: na primeira existe um ou dois textos e na segunda nos dois textos. Você pode voltar apenas nas questões e modificar as respostas em cada parte, mas não pode voltar  da segunda parte para a primeira. Anotações são permitidas!

Múltiplas escolhas: a maioria das questões são múltiplas escolhas, com quatro possibilidades de resposta. Cada questão vale 1 ponto. As questões são dividas em duas grandes categorias: diretas e indiretas. As questões diretas lhes perguntam para responder ou identificar uma informação específica da passagem. A indireta necessitam de interpretações dos objetivos do autor ou do texto.



Questões colocação de sentença:
Questões típicas usadas no final da avaliação de leitura. Essas questões solicitam que o avaliado selecione o local correto para inserir uma sentença no texto. Você pode identificar tal local por quesitos gramaticais ou  escolhas de palavras para fazer a seleção.

Completar lacunas:
Como tarefa final voce devera completar um sumário ou um quadro com informações dos textos. As questões valem de 2 a 4 pontos. Você pode receber um crédito parcial se apenas parte da sua resposta estiver correta.

Características Especiais:
É importante estar familiarizado com o ambiente de teste. Abaixo uma ideia de como é a tela:

Recurso de Revisão:
Usando o Computador na seção de leitura:
Depois de começar a seção de leitura, você vera uma parte de instruções gerais. Caso você já conheça as instruções que são sempre as mesmas você pode pular clicando em Dismiss Directions Button. Assim você já ganha tempo e começa o teste. Você não precisa de nenhum conhecimento avançado de computação, apenas deve saber clicar e rolar a tela.

Passando os textos

Estratégias de leitura e resposta:
Lembre-se você deve ler o texto para responder as perguntas, você não precisa entender cada palavra que o texto trás... Para trabalhar de forma eficiente e precisa siga algumas dicas:

  1. Antes: Note o título e as ilustrações. Depois escaneie o texto pelas ideias gerais e olhe rapidamente as perguntas mas não as responda. Dessa forma você já sabe quais informações buscar no texto.
  2. Lendo: Agora leia toda a passagem, comece pela primeira tela e desça até o final. Tente se concentrar nas frases e sentenças e não nas palavras. Lembre-se que você não precisa entender tudo.
  3. Respondendo: Finalmente vá para as questões na ordem. Se sabe a resposta marque imediatamente. Se não pule a questão e use a ferramente de revisão para ver quais devem ser respondidas no final. 


Dicas finais:
  • Leia primeiro para a ideia geral, não memorize detalhes
  • Retorne ao texto para verificar informações específicas
  • Use o processo de eliminação para ajudar a responder questões difíceis
  • Tome notas enquanto le para ajudar a lembrar de ideias principais.


Localizando a informação no texto:
Marcadores de paragrafo e as palavras grifadas podem ajudar a identificar a informação necessária. As questões normalmente seguem a mesma organização: primeira questão pergunta sobre a informação localizada no primeira parte da passagem, a próxima pergunta sobre a informação no meio do texto e por fim pergunta-se sobre alguma informação no fim do texto. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações