Plano Estratégico da Anatel para o período de 2015 - 2024
Agenda
Planejamento Estratégico / Plano Proposto / Próximos Passos / Proposta de Deliberação
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico / Plano Proposto / Próximos Passos / Proposta de Deliberação
Planejamento Estratégico
Conceito: formulação de uma estratégia
organizacional de longo prazo, por meio da qual se busca aprimorar o
conhecimento sobre o ambiente em que a organização está inserida
O
principal produto desse processo é o Plano
Estratégico
- Este
será o 1º
Plano Estratégico da Anatel
- Contratação
em dez/2013 da empresa Brainstorming
- O
trabalho de capacitação dos servidores no método foi desenvolvido ao longo de
todo o ano de 2014, na forma de workshops, ao longo de quatorze meses.
- Efetiva
participação corpo interno da Agência e de vários segmentos da sociedade:
representantes de órgãos de defesa dos consumidores, de entidades
governamentais, da indústria, do Poder Legislativo e das prestadoras, além de
especialistas.
- Como
resultado, foram inseridos no sistema de suporte mais de 6.000
registros nas várias etapas de elaboração
do Plano.
Principais
etapas:
- Realização
de um diagnóstico completo do ambiente em que a Anatel está inserida;
- Elaboração
de uma consulta de convergência de opinião sobre a probabilidade de ocorrência
futura dos eventos mais relevantes para o mercado de telecomunicações;
- Modelagem
probabilística do cenário futuro mais provável para o setor;
- Construção
do cenário futuro mais provável, do cenário futuro de prosseguimento da
tendência e do cenário ideal perseguido pela Agência;
- Proposição
de medidas reativas, pré-ativas
e proativas;
- Definição
da estratégia macro da Anatel, de sua nova identidade institucional e da
estrutura do seu Plano Estratégico;
- Construção
do Mapa Estratégico.
Mapa Estratégico
- Representação
visual das dimensões da estratégia, compreendida como o conjunto de ações que
dará novo rumo à instituição. No caso da Anatel, a estrutura definida para
hierarquização de soluções – que impulsionarão a organização nos próximos dez
anos em direção ao alcance de metas futuras
- Tendo
por base teoria consagrada de formulação de estratégias (Balanced
Scorecard - BSC), foram estabelecidos objetivos finais (“Resultados”),
diretamente vinculados à missão da Agência, cuja realização está suportada por
outros objetivos nas perspectivas de Processo, de Pessoas e Conhecimento, e
Financeira.
Objetivos de Resultados
a)
Promover a ampliação do acesso e do uso dos serviços, com qualidade e preços
adequados: visa direcionar as ações
regulatórias para assegurar que todo brasileiro, independentemente de renda,
escolarização ou localização geográfica, esteja efetivamente integrado à
sociedade da informação no menor prazo possível.
Como
estratégias para suportar este objetivo, destacam-se:
Aprimorar o processo de
acompanhamento e controle de obrigações
Aprimorar e simplificar o
conjunto da regulamentação setorial, com ênfase em :
Gestão da qualidade
Gestão de espectro
Recursos de numeração
Custos de outorga e
licenciamento.
b)Estimular a competição e a
sustentabilidade do setor: este
objetivo, propositalmente, carrega em seu âmago finalidades conflitantes:
estímulo à competição, de um lado, e preocupação explícita com a
sustentabilidade das firmas atuantes no setor, por outro e fundamental
à geração de valor que impulsiona o desenvolvimento do país.
Como
estratégias para suportar este objetivo, destacam-se:
Exclusão
das barreiras ao surgimento e ao crescimento de operações de menor porte;
Redução
de custos regulatórios desnecessários;
Aprimoramento
da regulação do atacado;
Aperfeiçoamento
do arcabouço regulatório.
c) Promover a satisfação dos consumidores:
A Anatel pretende aprofundar-se na compreensão das exigências sociais
relacionadas aos serviços de telecomunicações, para que continue sendo
percebida como uma organização capaz de apontar soluções para os problemas que
naturalmente emergem nas relações de consumo.
A
estratégia adequada à promoção da satisfação dos consumidores é:
Buscar compreender suas
necessidades e desejos;
Acompanhar novas tendências
tecnológicas;
Identificar os atributos
valorizados pelos usuários e quantificar seus efeitos na qualidade percebida;
Melhorar o atendimento dos
consumidores, registrando suas reclamações e encaminhando soluções para seus
problemas de forma simples e rápida;
Aprimorar os canais de
relacionamento com os consumidores e os sistemas de informação da Agência.
d)
Promover a disseminação de dados
e informações setoriais: dispor de informação para tomada
de decisão, em variados aspectos legais, econômicos e de tecnologia. E além de
servir ao consumo interno, para cumprir sua missão a Agência precisa colocar os
dados setoriais amplamente à disposição da sociedade e do governo,
consolidando-se como fonte crível de informações que traduzam a realidade das
telecomunicações no País.
Para
alcançar esse objetivo, iniciativas serão tomadas para:
Aprimorar os processos de gestão
da informação;
Construir uma sólida política de
governança dos dados;
Disponibilizar informação para
governo, consumidores, academia, prestadoras e investidores potenciais.
Próximos Passos
Atividade
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Data-alvo
|
Priorização
das iniciativas estratégicas e formatação de um cronograma geral de execução
do Plano Estratégico
|
até 23/3/2015
|
Submissão
para aprovação pelo Conselho Diretor do Plano Operacional da Agência de 2015
|
até 13/4/2015
|
•Aprovado
o Plano Operacional para 2015, a fase seguinte será o acompanhamento da
execução e avaliação dos resultados. Esse período deve ser objeto de
monitoramento continuo, por meio de indicadores e metas previamente
estabelecidas
•Diante
da gama de ações a serem realizadas, e considerando ser este o primeiro Plano Estratégico da
Anatel, vislumbro a necessidade de se
organizar uma coordenação centralizada bastante próxima ao Conselho Diretor e
ao Presidente para garantir o cumprimento adequado dos projetos. Com tal
propósito, proponho a criação do Grupo
de Implantação e Acompanhamento do Plano Estratégico (Giape)
•O
Giape terá
a atribuição:
•Assegurar a execução integral do
Plano Estratégico da Anatel no prazo estabelecido pelo Conselho Diretor;
•Disseminar a cultura de
planejamento estratégico e de gestão na Agência;
•Contribuir com a transparência,
efetividade e alinhamento dos programas, projetos e ações estratégicas
aprovados
•O
Giape seja
constituído por Superintendentes, sob a coordenação de um Conselheiro.
•Membros
efetivos do Giape:
Superintendente Executivo, Superintendente de Planejamento e Regulamentação,
Superintendente de Administração e Finanças e Superintendente de Gestão Interna
da Informação
•Por
fim, avaliando a complexidade das ações que devem ser desempenhadas e por ser o
primeiro Plano Estratégico,
considero imprescindível a contratação
de consultoria especializada em Gestão
Estratégica e com ampla experiência na consecução de planos dessa magnitude
•A
consultoria oferecerá assessoria técnica à
Anatel no desenvolvimento e acompanhamento dos trabalhos de implementação dos
Planos Estratégico e Operacional, auxiliando, inclusive, na comunicação interna
e externa do andamento e dos resultados.
•Uma
consultoria nos moldes daquela contratada no
projeto que concebeu o Modelo de Custos para o setor de telecomunicações.
Proposta de Deliberação
a)Aprovar
o Plano Estratégico da Anatel;
b)Criar
o Grupo de Implantação e Acompanhamento do Plano Estratégico - GIAPE; e
c) Aprovar a necessidade de contratação de
serviços de consultoria para auxiliar a Agência no detalhamento e na execução
dos Planos Estratégico e Operacional e no atingimento dos objetivos nele
previstos.
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