PMBOK 5.0 - Aula 1

Como tal tema é recorrente em concursos públicos resolvi montar um conjunto de 5 aulas para facilitar o trabalho de quem está estudando o tema para qualquer área em concursos. No material trago questões dos últimos concursos com gabarito e comentários.



Abaixo o resumo do material que pode ser solicitado por meio do email: ap.concursos@gmail.com

Introdução

O Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®)– Quinta Edição fornece diretrizes para o gerenciamento de projetos individuais e define os conceitos relacionados com o gerenciamento de projetos. Ele também descreve o ciclo de vida de gerenciamento de projetos e seus respectivos processos, assim como o ciclo de vida do projeto.

O Guia PMBOK contém o padrão e guia globalmente reconhecidos para a profissão de gerenciamento de projetos (encontrado no Anexo A1). Um padrão é um documento formal que descreve normas, métodos, processos e práticas estabelecidos.

Assim como em outras profissões, o conhecimento contido neste padrão evoluiu a partir das boas práticas reconhecidas por profissionais de gerenciamento de projetos que contribuíram para o seu desenvolvimento.

Uma figura,  que descreve o fluxo simplificado vai te ajudar muito a compreender o Padrão PMBOK 5.0 está abaixo (http://www.ricardo-vargas.com/pt/):

Vejamos se já é possível responder algumas questões só com a introdução e com essa figura:

(CESPE | CEBRASPE – STJ – Aplicação: 2015 - Cargo 3)No que se refere à gestão de TI, julgue os itens a seguir.

C 56 A criação da área de conhecimento conhecida como gerenciamento de partes interessadas, que possui quatro processos, é uma das modificações introduzidas no PMBOK 5, que não existia na versão anterior.
- Esse questão demanda o conhecimento da versão PMBOK 4 que de fato não tinha o gerenciamento de partes interessadas, mas o resto das informações podem ser deduzido do que já foi apresentado.

C 59 No PMBOK 5, as categorias de grupos de processos de gerenciamento de projetos são as seguintes: grupo de processos de iniciação, de planejamento, de execução, de monitoramento
e controle e de encerramento.
- Resposta direta da figura


Para Algumas questões será necessário utilizar o fluxo completo do PMBOK 5 conforme abaixo  (http://www.ricardo-vargas.com/pt/):




(CESPE | CEBRASPE – STJ – Aplicação: 2015 Cargo 14) Acerca do PMBOK 5, julgue os itens subsecutivos.
E 61 O banco de dados de lições aprendidas é um dos elementos utilizados como entrada do processo denominado planejar o gerenciamento das partes interessadas.
C 62 Na estimativa de custos de projetos, a aplicação da técnica Delphi pode melhorar a exatidão das referidas estimativas.


Outras questões vão exigir conhecimentos mais aprofundados de cada um dos processo e áreas do PMBOK.

(CESPE | CEBRASPE – STJ – Aplicação: 2015 Cargo 1) Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos.
C 87 Na administração de projetos, o escopo do produto faz parte do escopo do projeto, mas com ele não deve ser confundido. O escopo do produto refere-se às características, ou seja, às especificações funcionais e técnicas do produto.
C 88 Os escritórios de projeto podem ser estruturados em três níveis distintos, que são o operacional, o tático e o estratégico, de acordo com o incremento de responsabilidades que recebem.
C 89 Durante o diagnóstico organizacional, são identificados, no ambiente interno, os fatores que constituem os pontos fortes e fracos da organização, assim como os pontos neutros, que são as variáveis internas e controláveis, mas que, por falta de informações adequadas, não podem ser classificadas como favoráveis ou desfavoráveis à organização.
E 90 Uma instituição que deseje adotar as práticas previstas no PMBOK deverá submeter-se à utilização de todos os cinco grupos de processos principais desse guia, além das nove áreas de conhecimentos correlatos e dos processos menores nele apresentados.

(CESPE | CEBRASPE – STJ – Aplicação: 2015 Cargo 17) No que se refere a gerenciamento de projetos PMBOK 5, julgue os próximos itens.
E 66 Caso o gerente de um projeto necessite recalcular a duração de sua execução, decidindo-se por analisar a sequência de atividades do cronograma com menor flexibilidade, a melhor técnica para esse fim será o método do diagrama de precedência.
C 67 O caminho crítico de um projeto é calculado a partir das datas de início e término mais cedo e das datas de início e término mais tarde, para todas as atividades, sem que sejam consideradas quaisquer limitações de recursos. Assim, a sequência de atividades obtida representa o caminho mais longo e determina a menor duração possível.
C 68 A técnica heurística pode ser utilizada para estimar partes do cronograma de um projeto.


Na introdução do PMBOK 5.0 são definidos vários termos principais e o relacionamento entre gerenciamento de portfólio, gerenciamento de programas, gerenciamento de projetos e maturidade organizacional em gerenciamento de projeto:

  • Objetivo do Guia PMBOK ( identificar as Boas Práticas que são Amplamente reconhecidas e que tenham impacto siginificativo no sucesso do projeto, bem como fornecer e promover um vocabulário comum. Além disso estabelecem diretrizes para os processos de gerenciamento de projetos e  Código de ética e conduta profissional do PMI)
  • O que é um projeto?(Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo)
  • Relacionamentos entre portfólios, programas e projetos
  • O que é gerenciamento de projetos? (a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos. É realizado através da aplicação e integração apropriadas dos 47 processos de gerenciamento de projetos, logicamente agrupados em cinco grupos de processos:  Iniciação, • Planejamento, • Execução, • Monitoramento e controle, e • Encerramento )
  • Relacionamentos entre gerenciamento de portfólios, gerenciamento de programas, gerenciamento de projeto e gerenciamento organizacional de  projetos
  • Gerenciamento de programas ( Os programas são agrupados em um portfólio e englobam subprogramas, projetos ou outros trabalhos que são gerenciados de forma coordenada para apoiar o portfólio.)
  • Gerenciamento de portfólios ; (portfólio se refere a uma coleção de projetos, programas, subportfólios e operações gerenciados como um grupo para o alcance de objetivos estratégicos)
  • Projetos e planejamento estratégico
  • Escritório de gerenciamento de projetos
  • Relacionamento entre gerenciamento de projetos, gerenciamento de operações e estratégia organizacional
  • Gerenciamento de operações e gerenciamento de projetos
  • Organizações e gerenciamento de projetos
  • Valor de negócio
  • Papel do gerente de projetos
  • Responsabilidades e competências do gerente de projetos
  • Habilidades interpessoais de um gerente de projetos
  • Conhecimento em gerenciamento de projetos
Uma breve visão rápida do livro pode ser feito por meio da imagem abaixo:


Vale destacar que o conhecimento descrito no PMBOK não deve ser sempre aplicado uniformemente a todos os projetos, ficando a cargo da organização ou do GP a seleção das melhores ferramentas  e técnicas.

Considerações Estratégicas para aprovação de projetos:
1) Demanda de mercado ;
2) Oportunidade/necessidade estratégica de negócios ;
3) Necessidade de natureza social;
4) Consideração ambiental;
5) Solicitação de cliente;
6) Avanço tecnológico; e
7) Requisito legal.

Plano Estratégico - gerenciamento dos Portfólios.

PMO : estrutura organizacional que padroniza os processos de governança relacionados a projetos, e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas, e técnicas.

De suporte( consultivo controle baixo); De Controle( conformidade controle médio); Diretivo (ger. direto controle alto)

Funções(exemplo): • Gerenciamento de recursos compartilhados em todos os projetos administrados pelo PMO; • Identificação e desenvolvimento de metodologia, melhores práticas e padrões de gerenciamento de projetos; • Orientação, aconselhamento, treinamento e supervisão; • Monitoramento da conformidade com os padrões, políticas, procedimentos e modelos de
gerenciamento de projetos através de auditorias em projetos; • Desenvolvimento e gerenciamento de políticas, procedimentos, modelos e outros documentos compartilhados do projeto (ativos de processos organizacionais); e • Coordenação das comunicações entre projetos.

PMO ( geral pra organizacao macro) x GP( escopo projeto):

Goper xGP
podem ter intersecções



O Anexo A1 é uma referência básica dos programas de desenvolvimento profissional de gerenciamento de projetos do PMI. O Anexo A1 continua a evoluir juntamente com a profissão e, assim sendo, não é completo; este padrão é um guia, e não uma metodologia específica. É possível usar metodologias e ferramentas distintas (p.ex., Ágil, Cascata, PRINCE2) para implementar uma estrutura de gerenciamento de projetos.


Algumas questões polemicas:

a) O término é alcançado quando: 1) os objetivos do projeto são atingidos ou 2) quando o projeto é encerrado porque os seus objetivos não serão ou não podem ser alcançados, ou 3)  quando a necessidade do projeto deixar de existir, ou 4) também poderá ser encerrado se o cliente (cliente, patrocinador ou financiador) desejar encerrá-lo.

b) termo temporário x resultado duradouro x curta duração.

c) Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único.

d) Um esforço de trabalho contínuo é geralmente um processo repetitivo que segue os procedimentos
existentes de uma organização.

e) os projetos são empreendidos em todos os níveis organizacionais.

 f) Um projeto pode envolver uma única pessoa ou muitas pessoas

g) Embora os projetos ou programas do portfólio possam não ser necessariamente interdependentes ou diretamente relacionados, eles estão ligados ao plano estratégico da organização por meio do seu portfólio.

Questões manjadas de provas:

1) Os grupos de processos de gerenciamento de projeto segundo o PMBOK 5.0 são Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

2) Um coordenador de projeto pode tipicamente ser enconctrao em uma organizacao:  Matriz Fraca? Projetizada? Matriz Balanceada? Matriz Forte?

3) O gerente de projeto o menor  de ad e autoridade em uuma organização: Projetizada, Matriz forte, Funcinal e Mariz Fraca?

4) Pode-se dizer o seguinte em relação a projetos e organizações (escolha uma): a) projetos podem ter intersecção com operações em varios pontosdurante a vida do produtosendo que em cada um desses pontos de entrega,  conhecimentos são transferidos entre o projeto e operações para implementação do trabalho entregue b) operações são esforços continuos, repetitivos e permanetnes enquanto projetos são esforços temporários. c) Projetos requerem gerenciamento de projeto enquanto operações requerem gerenciamento de processo de negocio ou gestão de operações d) Devido a sua natureza temporária projetos não podem ajudar a atingir metas organizacionais sendo que atividades ....
5) Ao levar em consideração os stakeholders  de um projeto os membros da equipe de projeto devem: a) identificar stakeholders internos e externos b) Gerenciar a influencia dos varios stakeholders en relalção aos requisitos do projeto para ssegurar sucesso nos resultados c) Detrerminar os requisitos e expectativas com o projeto de todas as partes envolvidas com o projeto d) Tanto quanto possivel criar contatos entre os varios stakeholders para permitir a equipe de projeto realizar seu trabalho

6) Executar os processos de iniciação no começo de cada fase doc cilo de vida do projeto (escolha uma): a) Ajuda a assegurar que o projeto terá continuidade mesmo com alterações nos critérios de sucesso b) Ajuda a manter o projeto focado nas necessidadfes de negócio endereçadas pelo estabelecimento do projeto c) É uma perda de tempo e recursos, devedo ser evitada sempre que possivel d) Ajuda a assegurar o emprego continuo dos membros da equipe do projeto, mesmo que projeto tenha poucas chances de satisfazer as necessidades do negócio para as quais foiencereçado



Nas questoes de multipla escolha, marcar a única resposta correta ou a única resposta incorreta

1) Em um projeto de grande dimensao de alta complexidade com necesidades multifuncionais, a estrutura organizacaional que dá autoridade consideravel ao gerente de projeto é:
a) Matriz Fraca b) Matriz Forte c) Funcional d) Matriz Balanceada

2) GP é a aplicação de conehcimento, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que satisfaçam requisitos do projeto.

3) Gestão de Carteiras ( Portifólios) refere-se ao gerenciamento centralizado de um ou mais portfolios para atingir objetivos estratégicos

4) Com relacao a fatores ambientais internos e externos que envolvem ou influenciam o sucesso de um projeto, pode-se afirmar que:
a) FA da empresa incluem cultura, estrutura e processos organizacionais ( governanca organizacional). b) FA incluem padroes governamentais ou do setor industrial, como as reg. de agencias reguladoras, codigos de conduta, padroes de produtos, padroes de qualidade e padroes de trabalho. c) FA incluem sistemas de informaçoes gerenciais do projeto d) FA não incluem funcoes de administracao de pessoal, por serem consideradas funcoes do departamento de recursos humanos.

5) Avalie as seguintes frases relativas ao ciclo de vida e suas fases, escolha uma:
Ea) Níveis de custos e de pessoal alocado são geralmente estáveis no decorrer do ciclo de vida do projeto.
Cb) A habilidade para influenciar as caracteristicas finais do projeto do produto, sem impacto significativo nos custos, é maior no início do projeto e decresce com a proximidade da conclusão do projeto
Cc) Os custos de alteraçoes e de correçao de erros tipicamente aumenta de modo significativo com a proximidade da conclusão do projeto
Cd) Influencia de SH, riscos e incertezas são maiores no início do projeto, decrescendo no decorrer da vida do projeto.

6) Fazer o GP tipicamente inclui(escolha uma):
a) A implementacao de programas (SW), equipamentos (HW) e outros sistemas para melhorar a eficiencia organizacional
b) A integracao de requisitos de rentabilidade, baixo custo e responsabilidade legal
c) O balanceamento de restricoes competitivas de projeto, incluindo escopo, qualidade, cronogramas, orcamento, recursos e riscos
d) O suporte a fatores humanos, comunicoes, disciplina e gestao de desempenho.

7) O GP tem maior nível de independência e autoridade em uma organização ( escolha uma):
a) Matriz Forte
b) Funcional
x c) Projetizada
d) Matriz Fraca

8) Os grupos de processos de GP são:
Atividades sobrepostas que ocorrem no decorrer de todo o projeto

9) Os vinculos entre os grupos de processos de GP são melhor descritos (escolha uma):
Os grupos de processos sao ligados pelos resultados que produzem - o resultado de um processo geralmente torna-se uma entrada para outro processo ou é uma entrega do projeto.

10) O GUIA PMBOK é o padrao para :
O Gerenciamento da maioria dos projetos na maior parte do tempo englobando muitos tipos de industrias.

No segundo capitulo são abordados os seguintes temas:
  • As influências organizacionais no gerenciamento de projetos
  • Partes interessadas e governança do projeto
  • Equipe do projeto
  • Ciclo de vida do projeto
Normas culturais
Cultura organizacional
Estruturas Organizacionais

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