Atualidades 23 de junho de 2017



O Globo
Manchete: Delação da JBS é validada, e Temer deve ser denunciado
MERVAL PEREIRA  - No Supremo, uma vitória da segurança jurídica. (Pág. 4)
MÍRIAM LEITÃO  - Setor se articula para enfrentar a crise da JBS. (Pág. 18)

EUA suspendem compra de carne fresca do Brasil (Pág. 20)
Pezão admite não concluir o mandato
Governo já planeja reter parte do FGTS
IPTU poderá até dobrar de valor
Carro do prefeito atropela leis
Guarda de Maduro mata estudante
Mulheres na ciência
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo
Manchete: Fachin dá cinco dias para Janot apresentar denúncia contra Temer
EUA vetam importação de carne bovina brasileira
‘A sociedade não pode pagar por vagabundo'
Colunistas 
Vera Magalhães - Maior derrotado é Temer, que contava com divergência no STF e arranhão às decisões de Janot e Fachin. (PÁG. A6)
Eloísa Machado de Almeida - Ponto mais relevante impede que acordos tenham mérito revisto, o que dá segurança às negociações. (PÁG. A4)
Eliane Cantanhêde - A esquerda articula um partido contra o PT, mas o fundamental é a reforma política. (POLÍTICA / PÁG. A6)

Notas & Informações 
------------------------------------------------------------------------------------

23 de junho de 2017
O Globo

Manchete: Delação da JBS é validada, e Temer deve ser denunciado
Após ser mantido relator pela maioria do STF, Fachin envia inquérito a Janot

Procurador pedirá até segunda-feira abertura de processo por corrupção passiva contra o presidente

Sete dos 11 ministros do Supremo chancelaram o acordo de delação premiada de Joesley Batista e de executivos da JBS e mantiveram Edson Fachin como relator do caso. A maioria foi formada, mas ainda faltam quatro votos. Houve intenso debate sobre a possibilidade de revisão do acordo, no plenário, no momento da sentença ou antes. Mantido como relator, Fachin enviou à PGR cópia do inquérito sobre o presidente Temer. Agora, o procurador-geral, Rodrigo Janot, deve apresentar a denúncia por crime de corrupção passiva até a próxima segunda- feira. A denúncia por obstrução de Justiça deverá ficar para depois. (Págs. 3 e 4)

Acionistas querem saída dos Batista

A BNDESPar enviou carta à JBS pedindo assembleia de acionistas. Os minoritários querem afastar a família Batista da gestão da JBS. (Pág. 21)

MERVAL PEREIRA

No Supremo, uma vitória da segurança jurídica. (Pág. 4)

MÍRIAM LEITÃO

Setor se articula para enfrentar a crise da JBS. (Pág. 18)
EUA suspendem compra de carne fresca do Brasil (Pág. 20)

Pezão admite não concluir o mandato
Presidente da Alerj prega intervenção ou impeachment

Em meio à crise que parece longe do fim, o governador Pezão admitiu não terminar o mandato. “Não sei por quanto tempo estarei aqui”, disse, em reunião com representantes do funcionalismo. Do mesmo partido de Pezão, o presidente da Alerj, Jorge Picciani, defendeu o impeachment do governador ou uma intervenção federal, caso o estado não consiga ajuda financeira da União. (Pág. 8)
Governo já planeja reter parte do FGTS
O governo estuda reter parte do FGTS de quem é demitido para economizar no seguro-desemprego, informa GERALDA DOCA. Nos três meses após a demissão, o trabalhador receberia um benefício igual ao seu último salário com recursos do Fundo de Garantia. Depois disso, poderia dar entrada no seguro e sacar o restante de sua conta no FGTS. (Pág. 17)
IPTU poderá até dobrar de valor
A proposta enviada pelo prefeito Crivella à Câmara de Vereadores com mudanças no cálculo do IPTU prevê aumento de até 100% para imóveis na Zona Sul. O projeto deve ser votado antes do início do recesso de julho, que começa no dia 6. (Pág. 9)
Carro do prefeito atropela leis
Só entre os dias 8 e 12 deste mês, o carro oficial do prefeito Crivella recebeu sete multas por excesso de velocidade e três por avanço de sinal. Na última terça-feira, o veículo com o prefeito bateu em carro com casal de jovens e não parou para prestar socorro. (Pág. 12)
Guarda de Maduro mata estudante
David José Vallenilla, universitário de 22 anos, foi morto a tiros durante mais um protesto contra o governo Maduro, em Caracas. Repórteres do jornal “El Nacional” dizem ter flagrado o momento em que integrante da Guarda Nacional Bolivariana disparou contra o rapaz, que levou 3 tiros no coração. Já são 75 mortos em protestos na Venezuela. (Pág. 24)
Mulheres na ciência
Estudo mostra que o Brasil é um dos países com maior participação de mulheres em pesquisas. Elas assinam 49% dos artigos científicos e têm mais títulos de mestrado e doutorado do que os homens. (Pág. 26)
------------------------------------------------------------------------------------
O Estado de S. Paulo

Manchete: Fachin dá cinco dias para Janot apresentar denúncia contra Temer
Plenário do Supremo forma maioria pela manutenção da delação do Grupo J&F e para confirmar o ministro Edson Fachin como relator do caso

O ministro Edson Fachin, do STF, enviou à Procuradoria-Geral da República cópia dos autos do inquérito aberto contra o presidente Michel Temer. O procurador Rodrigo Janot terá cinco dias para apresentar a denúncia. Em seu despacho, Fachin também pediu que a Polícia Federal remeta, “tão logo ultimados”, o relatório final sobre o caso e a perícia da gravação da conversa entre Temer e Joesley Batista, do Grupo J&F. Como a PF já enviou relatório parcial em que aponta que são “incólumes as evidências” da prática de corrupção passiva por parte de Temer e do ex-deputado Rodrigo da Rocha Loures, a PGR deve fatiar a denúncia e enviar primeiro ao STF a parte relacionada a esse crime. O STF formou maioria para manter a validade da delação do Grupo J&F e confirmar Fachin como relator do caso. Dos 11 ministros, sete entenderam que Fachin é competente para homologar o acordo. (POLÍTICA / PÁGS. A4 e A5)
EUA vetam importação de carne bovina brasileira
O governo dos EUA anunciou a suspensão de todas as importações de carne bovina in natura do Brasil. O motivo são preocupações em relação à segurança do produto. A suspensão vai vigorar até que o Ministério da Agricultura brasileiro adote medidas que o Departamento de Agricultura dos EUA considere satisfatórias. Desde março, o Serviço de Segurança Alimentar e Inspeção americano inspecionou 100% da carne brasileira e rejeitou 11%. (ECONOMIA / PÁG. B4)

Blairo fala em pressão

O ministro Blairo Maggi (Agricultura) lamentou a suspensão de importação da carne brasileira e disse que já trabalha para tentar reverter a decisão. Ele atribuiu o embargo a pressão de pecuaristas norte-americanos. (PÁG. B4)
‘A sociedade não pode pagar por vagabundo'
Em conversa com sindicalistas, o presidente da Eletrobrás, Wilson Ferreira Júnior, usa adjetivos como “vagabundos” e “safados” para se referir a parte da chefia da estatal, informa Fernanda Nunes. Os sindicatos promoveram ontem greve de 24 horas em retaliação. Ferreira Júnior divulgou vídeo interno com pedido de desculpas pela “veemência” com que se referiu ao que considera “privilégios”. (ECONOMIA / PÁG. B1)
Colunistas 
Vera Magalhães

Maior derrotado é Temer, que contava com divergência no STF e arranhão às decisões de Janot e Fachin. (PÁG. A6)

Eloísa Machado de Almeida

Ponto mais relevante impede que acordos tenham mérito revisto, o que dá segurança às negociações. (PÁG. A4)

Eliane Cantanhêde

A esquerda articula um partido contra o PT, mas o fundamental é a reforma política. (POLÍTICA / PÁG. A6)
Notas & Informações 
O alerta do Banco Central

A insegurança quanto à evolução das reformas e dos ajustes da economia dificulta a queda mais célere da taxa de juros estrutural. (PÁG. A3)

De pesos e medidas

Vivêssemos tempos normais, nem Aécio Neves nem Lula poderiam ser impedidos de exercer suas atividades. (PÁG. A3)
------------------------------------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações