Redes - Fibra Óptica

Em um anel óptico, dois nós, separados por uma distância de 45Km, devem ser interligados por uma fibra óptica a uma taxa de transmissão igual a 1,2Gbps. Com relação a essa situação e acerca dos sistemas de comunicações ópticos, julgue os items:

I - Para as condições deste enlace, é possivel a utilização de uma fibra multimodo com índice de refração gradual operando na janela de transmissão de 850nm.

II - Caso a dispersão máxima permitida no enlace seja igual a 22ps, entao, ao se utilizar uma fibra com coeficiente de dispersao igual a 3ps/(nm x km), a fonte pode ter uma largura espectral máxima igual a 2nm.

III - Para funcionar nas melhores condições de atenuação e dispersão, o enlace deve ser implementado na janela de transmissão de 1550nm, com o emprego de uma fibra monomodo com dispersão deslocada.

IV - No caso de uma futura expansão do sistema, seria mais economica a implantação desse enlace na janela de transmissão de 1550nm com a utilização de ampĺificadores ópticos e com fibra dopada a érbio.

V - Nesse enlace, é conveniente o uso de um estágio de regeneração elétrica na distancia média entre os dois nós. Com essa estratégia, uma futura expansão do sistema pode ser realizada com a aplicação da tecnologia WDM.

Estao corretos apenas os itens:

A I e II
B I e III
C II e V
D III e IV
E IV e V



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Redação Ti Nota 10 - Klauss

Prova Discursiva nota 10 - Banca Cespe

Portugues - Orações